O linfócito atípico é um leucócito não maligno que pode ser encontrado no sangue periférico em resposta a alguns estímulos antigênicos. Nos locais de inflamação ele atua como os linfócitos normais, desempenhando um papel na resposta imune.
Ele apresenta variações nos detalhes morfológicos e nas características dos marcadores de superfície. Em algumas situações ele é facilmente identificado como sendo uma célula intermediária entre o linfócito e o plasmócito.
A morfologia é variável caso a caso: o tamanho é aumentado, a forma pode mostrar periferia angulosa com aspecto recortado ou poliédrico, citoplasma abundante variando desde azul escuro até cinza pálido, com condensação da basofilia na periferia da célula e eventual microvacuolização; o núcleo de forma variada pode ter localização excêntrica, eventual imagem de nucléolo, lobulação, e cromatina fina e delicada.
Estudos anteriores indicavam ser estas células tanto do tipo B quanto T. Os estudos mais recentes sugerem que estes linfócitos atípicos são linfócitos T ativados produzidos em resposta a linfócitos B infectados.
MONÓCITOS
Têm núcleo irregular apresentando cromatina delicada. Citoplasma abundante com alguns vacúolos.
Vamos ver se você consegue identificar essas quatro células:
Dica do Carllos Andrew
Fontes: IACS e PNCQ