Até recentemente, muito pouco se sabia sobre como um tecido injuriado é capaz de atrair e ativar os primeiros leucócitos para a ferida – o primeiro estágio no processo de cura.
Contudo, pesquisadores da Faculdade de Bioquímica da Universidade de Bristol, em colaboração com um grupo de pesquisadores da Universidade de Bath, mostraram que o primeiro passo nesse processo de recuperação é um “jato” de cálcio que se espalha como uma onda através das junções que conectam todas as células.
Esse jato de cálcio vai então ativar uma enzima, conhecida como DUOX, que sintetiza Peróxido de Hidrogênio, que, em resposta, atrai os primeiros leucócitos para o ferimento. Essa invasão de leucócitos, que é iniciada durante a nossa resposta inflamatória, é necessária para matar micro-organismos e parar a bacteremia.
Os achados indicam que o jato de cálcio induzido pelo ferimento representa o sinal mais precoce depois que acontece o ferimento e pode orquestrar o rápido recrutamento de células imunológicas.
Esse é mais um grande passo para entender o processo que nos deixa a salvo das infecções. Novos estudos serão feitos, a partir desse.
Link para o artigo - www.cell.com
Informações da ScienceDaily