Quantcast
Channel: Biomedicina Padrão
Viewing all 795 articles
Browse latest View live

Onde encontrar vagas de emprego para Biomédico

$
0
0

Tenho que confessar algo para vocês. De todos esses anos de Biomedicina Padrão, esse foi o começo de ano com mais vagas de emprego e estágio para biomédico que já vi.

Se você pensa diferente, talvez seja por que você não esteja olhando nos lugares certos.

Então, para ajudar vocês, vou colocar a seguir os lugares que mais divulgam vagas para biomédicos.

VAGAS

A VAGAS Tecnologia trabalha, desde 1999, desenvolvendo tecnologia para a gestão de processos de Recrutamento e Seleção, tendo como objetivo o encontro das pessoas certas com as empresas certas.

Conta com o reconhecimento de seus clientes e de todo o mercado pela parceria, comprometimento e qualidade dos produtos desenvolvidos.

Endereço: www.biomedicinapadrao.com/p/vagascom.html ou www.vagas.com.br

Portal do Biomédico – Grupo do Facebook

Este Portal nasceu em 9 de fevereiro de 2011, para ser um local para trocar ideias, fazer comentários, dar sugestões e principalmente fazer divulgação de vagas de empregos para biomédicos tanto na área laboratorial quanto na docência ou pesquisa; também para divulgar vagas de estágio para acadêmicos de Biomedicina.

Endereço: www.facebook.com/groups/biomedicna


Relacionado
A importância de conhecer as pessoas certas e ter uma rede de contatos na hora de buscar uma vaga de emprego: www.biomedicinapadrao.com/networking


Classificados Biomédicos

Esse site foi criado por mim, para reunir, em um só lugar, as vagas de emprego, estágio, concurso, residência, entre outras.

Endereço: classificadosbiomedicos.blogspot.com.br/

PCI Concursos

Site especializado na divulgação de vagas para concursos em todo o Brasil. Você também encontra provas e gabaritos de concursos anteriores, muito úteis para estudar.

Endereço: www.pciconcursos.com.br

Dica. Adicione esses sites aos favoritos de seu navegador e fique de olho, TODOS OS DIAS.


Membro do Conselho Federal de Biomedicina e outros três foram denunciados por fraude

$
0
0


Foto: Divulgação

Em agosto de 2013 quatro pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público de Goiás (MPGO) por desvio de verba na Santa Casa de Misericórdia de Goiânia, entre junho de 2010 e abril de 2012.

Entre os denunciados está o ex-diretor do hospital e vice-presidente da atual diretoria (2012/2016) do Conselho Federal de Biomedicina, Sérgio Antônio Machado (atual professor da PUC-GO).

Foram denunciados também, o ex-secretário municipal de Saúde de Goiânia, Elias Rassi Neto, o ex-supervisor financeiro do hospital, Jader Silva Cabral, e o ex-assessor de planejamento da Santa Casa de Misericórdia de Goiânia e da Secretaria Municipal de Saúde, Sérgio Norio Nakamura.

A denúncia foi feita pelo promotores de Justiça Denis Augusto Bimbati Marques, Luís Guilherme Martinhão Gimenes e Juan Borges de Abreu, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco).

Denunciados

Foram denunciados:

- Jader Silva Cabral: pelo crime de apropriação indébita - artigo 168, parágrafo 1º, inciso III, combinado com o artigo 71, caput, ambos do Código Penal. A pena prevista é a de reclusão, de 1 a 4 anos, e multa;

- Elias Rassi, Sérgio Antônio Machado e Sérgio Nakamura: por dispensar ou inexigir licitação fora das hipóteses previstas em lei - artigo 89, da Lei n.º 8.666/93 (Lei de Licitações) combinado com o artigo 84, parágrafo 2º, da mesma lei e artigo 71, caput, do Código Penal. A pena prevista é a de detenção, de 3 a 5 anos, e multa.

O promotor Denis Bimbati, coordenador do Gaeco, afirmou ser lamentável o uso de instituições de saúde para a prática de crimes. Além disso, criticou o fato de crimes como as fraudes em licitação serem punidos apenas com pena de detenção.

Segundo o MPGO, o desfalque foi justificado por Sérgio Nakamura como sendo direcionado a compra de materiais hospitalares, realizada pela Santa Casa, sem o processo licitatório. Todo o material foi encaminhado posteriormente ao almoxarifado da Secretaria de Saúde.

Cópia da denúncia foi remetida ao Centro de Apoio Operacional do Patrimônio Público e à Controladoria-Geral do Município para a apuração no âmbito de suas respectivas atribuições.

Fontes: Ministério Público de Goiás, Jornal Opção, Goiasnet, Jornal Diário da Manhã

Atlas com os principais fungos de importância médica

$
0
0

Dermatofitoses

São  infecções  fúngicas  limitadas  às  camadas  superficiais  queratinizadas  da  pele,  pelos  e  unhas, popularmente,  conhecida  como  “epinge”  ou  “frieira”,  dependendo  da  localização  das  lesões  que  são extremamente pruriginosas. Em imunodeprimidos podem acometer tecidos subcutâneos.


Microsporum gypseum


Trichophyton rubrum

efloccosum800x.2ofw10
Epidermophyton floccosum

Paracoccidioidomicose

Doença  granulomatosa,  crônica  que  pode  acometer  pele,  mucosas,  linfonodos,  sistema  respiratório, trato gastrointestinal, adrenais, fígado, baço e SNC. Paracoccidioides brasiliensis – Fungo dimórfico de crescimento lento.

 
Paracoccidioides brasiliensis (fase leveduriforme)

 
Paracoccidioides brasiliensis (fase filamentosa)

 

Histoplasmose

Doença  que  acomete  primariamente  o  sistema  reticuloendotelial.  A  infecção  pode  ser  localizada  ou generalizada.


Histoplasma capsulatum


Histoplasma capsulatum

Esporotricose

Infecção  crônica  cuja  forma  clínica  mais  frequente  em  nosso  meio  é  a  forma  linfangítica  nodular ascendente. O Sporothrix schenkiié um fungo filamentoso septado e dematiaceo responsável por lesões crónicas características em gânglios linfáticos.


Sporothrix schenckii


Sporothrix schenckii

Aspergilose

A  aspergilose  pode  se  apresentar  em  indivíduos  imunocompetentes,  como  lesões  localizadas  em unhas,  pés,  canal  auditivo,  olhos  e  forma  bronco-pulmonar  alérgica.


Aspergillus fumigatus


Aspergillus fumigatus

Criptococose

A  criptococose  é  uma  infecção  subaguda  ou  crônica  que  envolve  primariamente,  os  pulmões,  com tropismo pelo sistema nervoso central -meninges-, podendo atingir pele e outros tecidos.


Cryptococcus neoformans (leveduras encapsuladas)

 

Candidíase

Candidíase é uma doença com manifestações clínicas variadas. As infecções aguda e crônica mostram lesões na boca, faringe, pele, unhas, sistema broncopulmonar, intestinal e perianal. Ocasionalmente, endocardite, meningite, fungemia ou infecções em outras localizações podem ser observadas.


Candida albicans (leveduras, com ou sem hifas)


Candida albicans

Zigomicose

Infecção  geralmente,  subaguda  de  evolução  rápida  que  acomete  indivíduos  debilitados, transplantados,  diabéticos  descompensados  ou  ainda  com  Aids.  Pode  acometer  seios  paranasais, tecido subcutâneo, pulmão e vasos sanguíneos, causando embolia no SNC e trombose. Fungos da classe dos Zigomicetos, compreendendo os gêneros Mucor, Rhizopus e Absidia, entre outros.


Rhizopus sp


Rhizomucor sp


Absidia sp

Fonte das imagens
• Departamento do Laboratório Médico da Universidade de São Francisco, Califórnia, EUA.
• Atlas Micologia do Grupo de Estudo de Micologia Médica do Serviço de Patologia Clínica, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra
• Detecção e Identificação dos Fungos de Importância Médica – ANVISA

Lentes de contato para dosagem de glicose lacrimal

$
0
0


Imagem: Divulgação/Google

Nas últimas semanas o mundo inteiro vem comentando uma nova tecnologia que a gigante Google está desenvolvendo.

É uma lente de contato capaz de dosar os níveis de glicose presentes no fluido lacrimal, com o foco nas pessoas diabéticas. O objetivo é eliminar a dolorosa picada no dedo, utilizada para obter uma gota de sangue para leitura no glicosímetro (e ganhar dinheiro, claro).

Segundo os co-fundadores do projeto, Brian Otis e Babak Parviz, a lente usa um pequeno chip sem fio e um sensor de glicose minúsculo que são incorporados entre duas camadas de uma lente feita com um material flexível.

Untitled 1

Eles estão testando um protótipo que possa gerar uma leitura a cada segundo. Estão também investigando como será possível integrar pequenas luzes de LED, que acenderiam para indicar que os níveis de glicose passaram do limite normal.

Glicose lacrimal

Fui mais afundo para ver se encontrava estudos sobre dosagem de glicose lacrimal. Acabei achando o artigo dos próprios co-fundadores do projeto.

Em 2012 foi publicado o artigo intitulado Glucose Sensor for Wireless Contact-Lens Tear Glucose Monitoring, no jornal do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos.

Juntamente com outros pesquisadores da National Chung Cheng University (Taiwan), eles afirmam que existem muitos biomarcadores no fluido lacrimal que são encontrados no sangue, como a glicose, colesterol, sódio e potássio.

Os níveis de glicose na lágrima estão entre 0,1 e 0,6 mmol/L (1,8 e 10,8 mg/dL), cerca de dez vezes menores que os níveis no sangue.


Glucose Sensor for Wireless Contact-Lens Tear Glucose Monitoring

Com informações do Google Blog. Link para o artigo.

Necator americanus tem seu genoma sequenciado

$
0
0


Necator americanus

Um grupo internacional de pesquisadores identificou genes que dão ao parasita a capacidade de invadir o hospedeiro, escapar do sistema imune e se alimentar, sem perturbações, do sangue humano.

A espécie de ancilostomídeo sequenciada foi a Necator americanus. A infecção pelos parasitas desencadeia um processo patológico crônico, mas que em alguns casos pode resultar até em morte.


Relacionado
Saiba mais sobre a família dos Ancilostomídeos - www.biomedicinapadrao.com/ancilostomídeos

“Nossas descobertas fornecem informações sobre moléculas que são essenciais para a sobrevivência do verme, e com isso se tornam potenciais candidatas para o desenvolvimento de terapêuticas, no combate da infecção”, disse o co-autor do estudo Makedonka Mitreva, da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, EUA.

Essas informações vão acelerar o desenvolvimento de novas ferramentas para o diagnóstico e vacinas contra a infecção.

A pesquisa foi publicada ontem (19 de janeiro) no periódico Nature Genetics. Leia aqui o artigo na íntegra (em inglês).

Com informações de

E-book grátis – Biomedicina e Imagenologia

$
0
0

Faça o download desse e-book e saiba mais sobre as principais áreas em que o biomédico pode atuar dentro da imagenologia. Você pode baixar e ler em seu smartphone ou tablet.

Download

 

Promoção – Concorra a todos os kits de estudo do blog [encerrada]

$
0
0

RESULTADO

E os dois ganhadores são:

Jaqueline Cristina da Costa, estudante de Biomedicina de Maringá – PR.

Eliel Caetano da Costa, Biomédico de Brasília – DF.

Obrigado a todos os 368 leitores pela participação nessa promoção. Se você não ganhou ainda pode adquirir os kits de estudo e reforçar os estudos.


Para fechar o ano com chave de ouro, o blog irá sortear dois leitores do blog para ganhar todos os kits do blog. São eles:

  • Hematologia (link);
  • Uroanálise (link);
  • Parasitologia (link);
  • Microbiologia básica (link);
  • Vias Metabólicas (link);
  • Questões de concursos (link); e
  • Anatomia (link).

Será uma economia de R$ 37,00. As informações para download serão enviadas para o e-mail dos ganhadores. Você tem do dia 10 ao dia 17 de dezembro para participar. O sorteio será no dia 18 de dezembro e os ganhadores serão anunciados no dia 19, quinta-feira.

Para concorrer siga os passos a seguir:

1- Curta a página do blog no Facebook – facebook.com/biomedicinapadrao
2- Preencha o formulário logo abaixo
3- Leia o regulamento

PROMOÇÃO ENCERRADA.

Regulamento

- A promoção é válida em todo território nacional;
- Para participar você deve seguir todos os 3 passos citados acima;
- O período de participação vai do dia 10 a 17 de dezembro de 2013;
- O sorteio será realizado no dia 18 de dezembro de 2013;
- Os dois ganhadores serão anunciados no dia 19 de dezembro de 2013 (quinta-feira), em todos os meios de divulgação do blog;
- Caso o sorteado não tenha cumprido o regulamento, será realizado um novo sorteio para determinar outro ganhador, e assim sucessivamente;
- Cada pessoa pode participar apenas uma vez, caso seja detectada duplicidade o participante será automaticamente excluído do sorteio;
- Não é cobrada qualquer quantia em dinheiro em troca de participação;
- O prêmio será entregue pelo e-mail informado no momento do cadastro, inteiramente grátis;
- Preenchendo o formulário você está concordando com o regulamento da promoção.

Veja o que acontece quando um mosquito pica sua pele [vídeo]

$
0
0

O primeiro vídeo mostra as partes da probóscide do Anopheles gambiae, quando essa penetra a pele de um rato. O segundo vídeo mostra o momento em que o mosquito encontra o vaso sanguíneo e começa a se alimentar do sangue.

Crédito: Choumet et al, PLOS 2012.


Entendendo o que é filtração, reabsorção, secreção e excreção renal

$
0
0

O rim tem um papel fundamental na homeostase do nosso corpo, por exemplo, filtrando líquidos corporais para eliminar substâncias tóxicas ao organismo e regulando o equilíbrio ácido-básico.

Por serem semelhantes, muitos confundem os termos filtração, reabsorção, secreção e excreção. Para vocês não terem mais dúvidas, vou explicar resumidamente o que cada um desses termos significa.

Filtração

A filtração renal é a primeira etapa, que ocorre quando o sangue passa pelo rim, mais especificamente no glomérulo. A diferença de pressão, faz com que as substâncias saiam dos vasos do glomérulo e passem para a cápsula de Bowman, formando o filtrado glomerular. Esse processo não é seletivo, passando todas as moléculas e substâncias pequenas e ficando retidas as macromoléculas.

Reabsorção

O papel da reabsorção é de recuperar as moléculas que foram filtradas, mas são essenciais ao organismo e devem retornar para a circulação. Esse processo acontece, principalmente, no túbulo proximal do néfron. São exemplos dessas moléculas: aminoácidos, glicose, ureia, sódio e água.

Curiosidade. Quando a glicose começa a aparecer na urina significa que o limiar de reabsorção foi atingido, que no caso da glicemia é de 160-180 mg/dL.

Secreção

Do mesmo modo que existem moléculas que devem retornar à circulação, existem as que precisam ser eliminadas, mas não são filtradas. O papel da secreção é remover essas moléculas. A remoção de íons hidrogênio, potássio e amônia estão entre os processos de secreção mais importantes. Medicamentos e macromoléculas também são secretados.

Excreção

Depois desses três processos, citados anteriormente, a urina está formada e pronta para ser eliminada, sendo primeiramente armazenada na bexiga. A excreção ocorre quando a urina é eliminada do corpo, através da micção.

Feliz Natal

$
0
0

Desejo a todos os biomédicos e estudantes de biomedicina um ótimo natal, com muito amor, reunidos com as pessoas que mais amam no mundo.

CFBM publica o valor das anuidades para o exercício de 2014

$
0
0

O Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), por meio da resolução 229 de 18 de nov. de 2013, fixou o valor das anuidades, emolumentos e multas devidos aos Conselhos Regionais de Biomedicina, para o exercício de 2014.

O valor da anuidade devida pelas pessoas físicas, no exercício de 2014, com vencimento em 31/03/2014, é de R$ 385,00 para biomédicos. O aumento, em relação ao exercício de 2013, foi de R$ 20,00.

Quem pagar a parcela única, até o dia 31 de janeiro, terá desconto de 10%; até dia 28 de fevereiro, receberá 5% de desconto.

A anuidade também poderá ser quitada em até 5 (cinco) parcelas iguais e sucessivas, sem descontos, sendo que o vencimento da primeira é dia 31 de janeiro.

Recém-formados

Para quem se formou agora ou ainda não se registrou, as taxas também sofreram reajuste. Confira:

Inscrição: R$ 74,00
Expedição da carteira de identificação profissional: R$ 74,00
Expedição da cédula de identidade profissional: R$ 35,00

Para mais informações e valores para outras categorias, como pessoa jurídica, tecnólogos e técnicos, acesse a resolução clicando aqui.

Falta de profissionais na Polícia Técnico-Científica de Goiás causa demora em exames de DNA

$
0
0


Divulgação/OPopular

Segundo o jornal O Popular, de Goiás, quem espera um resultado de exame de DNA, realizado no Instituto de Criminalística da Polícia Técnico-Científica (PTC) de Goiás, encontra uma realidade nada animadora.

Pelo menos 250 casos estão prontos para serem analisados, mas não há pessoal suficiente para realizar as análises em menor tempo. O laboratório que atende todo o Estado conta com apenas quatro profissionais, mas só três estão trabalhando, porque uma está em licença maternidade.

O laboratório de DNA foi implantado em maio de 2010, mas já havia muito material coletado por peritos, armazenados desde 1999. Atualmente 95 exames estão em andamento, inclusive de casos de 2006 e 2007.


Divulgação/OPopular

Em entrevista ao jornal, a biomédica Rejane S. Sena Barcelos, perita criminal e superintendente da PTC, afirma que a demanda vem crescendo devido ao aumento da violência. Acrescenta ainda que as amostras, na maioria das vezes, não estão em perfeitas condições de análise, devido a vários fatores, ou não há amostras referência para comparação.

Concurso

O governo do Estado aprovou a realização de concurso para a Polícia Técnico Científica e o edital deve ser publicado até março de 2014. De acordo com Barcelos, serão oferecidas 250 vagas para peritos criminais e 150 para médicos legistas. Os aprovados serão convocados em três etapas, para tentar suprir o déficit de profissionais.

Fonte: O Popular

6 papéis de parede em HD para baixar

$
0
0

Resolução full-HD – 1920x1080

1

2

3

4

5

6

Biomedicina: “self-service” ou “à la carte”?

$
0
0

Confira mais um texto de nosso colega, Bruno Barbosa, que faz uma reflexão sobre a biomedicina nesse começo de ano.

Neste fim de ano fiquei pensando nos desafios de ingressar no mundo BIOMEDICINA. Vivemos em um mundo onde a pressão pela “escolha” certa da profissão ideal ainda pode ser encarada como um verdadeiro tabu. Sim, pois é numa das fases de maior fragilidade da vida – adolescência – que se observam os brainstorms, cheios de devaneios e esperanças, que nem sempre são almejados por nós no futuro. Se existe uma área da vida para ser ultrajada pela sociedade é a profissional, como se ela fosse, de fato, a principal motivação para a existência humana.

Particularmente, a minha experiência com a Biomedicina tem um cunho peculiar, porque inicialmente ela me apareceu como uma opção, uma maneira de ver “à la carte”. Digo dessa forma, exatamente, já que quando prestei o vestibular em 2008, ainda não compreendia muito bem o seu maravilhoso mundo, que tanto me cativa hoje. Naquela época, que não faz tanto tempo assim, a Biomedicina parecia carregar um peso desconhecido no meu mundo focado nas opressões das escolhas. Mas, não seriam opções?

Essa visão “à la carte” se justifica na presença das famosas dúvidas que nós, jovens, passamos durante a escolha profissional. Naquele momento, a Biomedicina me foi oferecida num prato obscuro, meio sem tempero, que me vi “obrigado” a ingerir. É meio desequilibrada essa comparação, entretanto isso deve servir de exemplo para as pessoas que pensam em ingressar nesta área: analisem, conversem com profissionais, busquem conhecimento aplicado e se informem mais sobre o que farão no futuro. Isso eu não fiz e tive que “comer” a refeição a seco, e sem sobremesa. Não me arrependo de nada, porque era necessário passar por aquilo para desenvolver esse amor imenso!

Quando ingressei na faculdade, em fevereiro de 2009, me vi em outro restaurante acadêmico, e não era bandejão. Dessa vez, eu pude encarar a Biomedicina de outra forma, que me apaixonou sobremaneira. Com todas as experiências passadas, as lutas vividas, as amizades criadas, os conflitos de certeza de profissão e tudo, absolutamente tudo, o que pude passar durante os quatro anos, isso sim me foi apresentado como uma belíssima refeição “self-service”, porque hoje posso dizer que escolhi continuar com a Biomedicina, tendo o maior orgulho em ser biomédico. E como sou realizado!

Portanto, o que eu espero de todos nós, biomédicos, acadêmicos do curso e todos aqueles que buscam entrar na área de Biomedicina, é responsabilidade e interesse em aprender, bem mais do que compreender, do que se trata realmente este campo da ciência. Que sentemos-nos à mesa da descoberta da vida e degustemos, com vigor e convicção, as delícias de um prato que nós escolhemos e não que nos serviram, sem se importarem com o que realmente desejaríamos ou não. Saudações Biomédicas e um Feliz 2014, com felicidades, realizações e muito sucesso!


Bruno Barbosa Pacifico
Biomédico e Mestrando do Programa de Pós-graduação em Medicina Tropical (Fiocruz/RJ)

Onde encontrar cursos de pós-graduação em Perfusão para Biomédicos

$
0
0

A Circulação Extracorpórea, também conhecida como Perfusão, é uma dentre tantas habilitações que o biomédico pode escolher. Atualmente percebe-se que a área está em plena expansão, visto que cada vez mais vê-se necessário trocar os profissionais meramente treinados para a função, por profissionais altamente qualificados.

Essa troca tem impacto direto no pós-operatório dos pacientes, assim como na expectativa de vida de quem é submetido a uma cirurgia cardíaca.

A qualificação vem através de um boa pós-graduação. Mas será que você sabe onde encontrar uma instituição para se capacitar e entrar na área? A seguir estão as escolas, reconhecidas pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC), que oferecem essa opção de especialização para biomédicos.

Instituto do Coração – InCor (São Paulo – SP)
O curso tem normalmente um ano de duração e é realizado em período integral.

Escola Paulista de Medicina/UNIFESP (São Paulo – SP)
Curso de Especialização em Perfusão
Isento de Mensalidade - Reconhecido pelo MEC - Período Integral

Hospital de Clínicas da Unicamp (Campinas – SP)
O curso é oferecido em período integral, não pode ter vínculo empregatício e é gratuito.
Entrega de currículo em dezembro. Entrevista em janeiro. Início da turma fevereiro.

Instituto Nacional de Cursos – INCURSOS (Goiânia – GO)
Especialização em Circulação Extracorpórea e Órgãos Artificiais
19 módulos (1 final de semana por mês)
Carga horária total: 500h sendo: 380h Teóricas + 120h Práticas

Instituto Nacional de Cardiologia (Rio de Janeiro - RJ)
Especialização em Circulação Extracorpórea e Assistência Circulatória Mecânica
O curso terá duração de 20 meses
Carga horária total = 1.000 horas (Teórica: 400 horas e  Prática: 600 horas)
Investimento: Matrícula R$ 100,00 + 20 x R$ 435,00

O blog não se responsabiliza por nenhum curso aqui divulgado.

Se você sabe de mais algum, fique à vontade para enviar informações para blogbiomedicinapadrao@gmail.com

Com informações da Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea (SBCEC)


7 vagas para Biomédico no concurso público do Hospital Universitário da Universidade Federal de Grande Dourados - MS

$
0
0

Área: Análises Clínicas

REQUISITOS
- Diploma, devidamente registrado, de curso de graduação em Biomedicina, fornecido por instituição de ensino superior, reconhecido pelo Ministério da Educação; e
- Registro Profissional no Conselho Regional de Biomedicina.
- Cada ano de experiência de trabalho conta 1 ponto (máx. 10 anos).

Salário: R$ 4.732,00
Carga horária: 40h semanais
Quantidade:
6 vagas - ampla concorrência
1 vaga - portador de necessidades especiais

Taxa de inscrição: R$ 50,00

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no período das 08:00 horas do dia 02 de Janeiro de 2014 às 23:59 horas do dia 10 de Fevereiro de 2014, observado o horário de Brasília.

5 vagas para especialista em Perfusão em Brasília – DF

$
0
0

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal publicou no Diário Oficial processo seletivo simplificado almejando o provimento imediato de 5 (cinco) vagas para especialista em Perfusão.

A contratação é pelo tempo limitado de um ano. Tempo necessário para que os aprovados em concurso público para cargo efetivo da SES/DF sejam nomeados, tomem posse, e entrem em exercício. O contrato pode ser prorrogado por mais um ano, caso necessário.

Informações

Quantidade– 5 vagas
Salário - R$ 4.300,00
Carga horária– 20 horas semanais

Será oferecida a opção para 40 horas, no ato da contratação. Nesse caso a remuneração será de: R$ 8.600,00.

Requisitos

  • Certificado de conclusão de curso de graduação de nível superior em algum dos seguintes cursos: ENFERMAGEM, FISIOTERAPIA OU BIOMEDICINA;
  • Registro no Conselho Regional  de Classe;
  • Certificado de curso de formação em circulação extracorpórea com carga horária mínima de 360 horas e/ou título de especialista em circulação extracorpórea emitido pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea.

Atribuições

Para ver as atribuições, acesse o Diário Oficial do DF (link).

Inscrições

A inscrição será feita somente de forma presencial, com a entrega do Currículo na Gerência de Planejamento, Seleção e Provimento, da Diretoria de Planejamento, Desenvolvimento, Monitoramento e Avaliação do Trabalho e dos Profissionais da Subsecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, situada no SAIN s/nº Parque Rural Estação Biológica, Subsolo, Asa Norte – Brasília/DF, com posterior destinação às bancas examinadoras para avaliação.

Período da entrega: 08/01/2014 a 10/01/2014, das 09 às 17h. (marque no calendário)

Para ler o edital completo, acesse o Diário Oficial do DF, 03/01/2014, seção 3, páginas 62 a 64.

Vi na página do facebook do Sindicato dos Biomédicos do DF

Guia definitivo do calouro de Biomedicina 2014

$
0
0

guia-calouro

Se você está lendo esse post é por que passou no vestibular e está dando o primeiro passo na sua carreira como Biomédico. Sei que pode ter sido difícil, então agora sinta-se um vitorioso.

Vamos começar falando das matérias, já que muitos me perguntam se no curso tem muitas contas, química, física, entre outras.

A grade curricular varia entre as instituições, mas a maioria tem matemática, química e biofísica. Essas matérias assustam muitos estudantes, mas são essenciais na sua formação acadêmica.

No meu ponto de vista, química é uma das mais importantes, visto que ela é a base para outras matérias. Também temos anatomia, mas não fazemos dissecação.


Relacionado
Conheça as principais disciplinas estudadas em Biomedicina: biomedicinapadrao.com/disciplinas 

Se você tem interesse em pesquisa científica, verifique se na sua instituição existem programas de Iniciação Científica (IC) e participe de algum projeto de pesquisa oferecido, pois isso conta pontos no seu Currículo Lattes.

A Plataforma Lattes é o banco de dados mais completo dos acadêmicos, pesquisadores e acadêmicos da área de Ciência e Tecnologia do Brasil. Participar de eventos, promover eventos, realizar monitoria, produzir artigos científicos, entre outros, também são levados em consideração. Então não deixe de fazer o seu currículo e mantê-lo atualizado.

A IC é um instrumento que permite introduzir os estudantes de graduação, potencialmente mais promissores, na pesquisa científica. É a possibilidade de colocar o aluno desde cedo em contato direto com a atividade científica e engajá-lo na pesquisa.


Relacionado
Biomedicina e pesquisa científica. Como começar e o que fazer depois: biomedicinapadrao.com/pesquisa

É comum os estudantes começarem a fazer biomedicina e achar que vão poder trabalhar apenas em laboratórios e realizar análises clínicas. De fato, as análises clínicas é a área que concentra, atualmente, a maioria dos profissionais biomédicos do Brasil.

Mas a biomedicina avançou muito nas últimas décadas, e hoje você pode escolher uma (ou mais) dentre as 35 habilitações disponíveis, todas regulamentadas pelo Conselho Federal de Biomedicina (CFBM).

Existem áreas com boa remuneração e que não têm tanta concorrência como em análises clínicas. São exemplos: reprodução humana, biomedicina estética, epidemiologia, imagenologia, circulação extracorpórea (perfusão), entre outros.

Dica.Veja qual ou quais matérias você tem mais afinidade durante o curso. Provavelmente essa será a sua escolha de habilitação.


Relacionado
Saiba quais são as formas de conseguir sua habilitação na biomedicina: biomedicinapadrao.com/habilitações

Aqui você encontra as áreas de atuação em que o Biomédico está habilitado. No total são 35, mas a lista está crescendo. A mais recente é a Biomedicina Estética.


Fonte: CRBM-1

Além dessas habilitações “oficiais”, existem algumas áreas em que o biomédico pode exercer, mas que não estão na lista do CFBM, como por exemplo, perícia criminal, assessoria científica, assuntos regulatórios, controle de qualidade, área comercial (vendas), entre outras.


Relacionado
Veja como anda o mercado de trabalho para as principais habilitações da biomedicina: biomedicinapadrao.com/mercadodetrabalho

Com o passar dos semestres as aulas práticas vão aumentando. No começo não são muitas. Mas já providencie seu jaleco, seus óculos, máscaras e caixas de luva, que são Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

Você ainda vai ouvir muito isso, mas já aviso: use sapato e roupas fechados quando estiver nos laboratórios. Você vai aprender mais nas aulas de Biossegurança. Mulheres devem prender os cabelos e nada de maquiagem.

Confira aqui o preço, em média, desses acessórios:

epi-biomedicina

Busque novas fontes de informação, não fique limitado apenas nas suas aulas. Compre livros, busque sites interessantes, busque vídeos demonstrando o que você aprendeu na teoria, pois fica mais fácil de aprender.

Faça cadastro nos sites de estágio, como o CIEE e IEL. Atualize-os com frequência e fique de olho nas vagas que surgirem. Quanto mais estágios você fizer, melhor. Se não conseguir através desses sites, tente ser voluntário na área desejada.


Relacionado
Veja como é a faculdade de Biomedicina, como são as aulas, os estágios e muito mais: biomedicinapadrao.com/curso

Quanto mais cedo você começar a se empenhar, mais chances de sucesso no mercado de trabalho, e até mesmo na faculdade.


Guia definitivo do recém-formado em Biomedicina 2014

$
0
0

recem-formado-biomedicina

Você terminou a faculdade agora e está sem rumo, foram quatro anos (ou mais) de estudos e dedicação ao curso, e não sabe como vai ser daqui pra frente? Bem, isso é normal e você não está sozinho.

Aparecem aquelas dúvidas básicas, que todo recém-formado tem: “Será que vou conseguir um emprego bom?”, “O que fazer agora?”. Então separei aqui algumas dicas para ajudar vocês nesse futuro próximo e aparentemente incerto.

A primeira coisa que te dará uma chance maior é a experiência. Se você fez estágio ou trabalhou na área que pretende atuar é meio caminho andado. Por isso é de extrema importância correr atrás de estágios/trabalhos na área desejada enquanto você ainda está na faculdade.

Mas se você não fez isso, não se preocupe, ainda há outras alternativas, como será dito a seguir.

Muitos reclamam que não conseguem emprego por que não têm experiência e não têm experiência por que não conseguem emprego. Isso é uma realidade em qualquer que seja a profissão.

Então a minha dica é que você faça trabalhos voluntários. Existem centenas de laboratórios e empresas que abrem vagas para estudantes e até profissionais formados.

Você pode não ganhar financeiramente de imediato, mas ganha conhecimento e experiência, além desse trabalho contar pontos no currículo. Conheço alguns biomédicos que, depois de fazerem voluntariado, conseguiram emprego.

Não precisa falar que um bom currículo é essencial, né?! Participe de congressos, palestras, simpósios, seminários, mesas-redondas e cursos de aperfeiçoamento e atualização. Tente tirar o máximo de proveito.

Hoje em dia é indispensável um curso de informática. Não adianta comprar um computador, entrar no “face” e achar que já sabe de tudo. A maioria das empresas tem aparelhos automatizados. Com isso, você já deve ter uma noção de funcionamento da parte de softwares e de tecnologia em geral, já que cada vez mais ela está se incorporando em nosso dia-a-dia.


Relacionado
Setor de saúde investe em equipamentos, mas falta investimento nos profissionais: biomedicinapadrao.com/tecnologia


Outro diferencial é saber uma (ou mais) língua estrangeira, principalmente o inglês, ainda mais se você quiser trabalhar com docência e/ou fazer mestrado e doutorado. Seja na especialização, mestrado ou doutorado, o inglês é bastante útil e necessário, pois encontramos muitos conteúdos que não estão disponíveis em português.

Eu comecei meu curso de inglês quando estava no segundo semestre do curso. Hoje não consigo mais parar. Saber a língua inglesa me proporcionou grandes oportunidades, como por exemplo, ler artigos de revistas científicas e universidades de todo o mundo e ficar sabendo de tudo em primeira mão.


Relacionado
Para fazer Biomedicina é preciso saber inglês? Confira a resposta: biomedicinapadrao.com/inglês


Sua rede de contatos, o chamado networking, também é muito importante, pois quanto mais pessoas você conhece mais chances de ficar sabendo de uma vaga, ser indicado e ser admitido.

A falta de anúncios de vagas não é uma exclusividade da biomedicina. Na verdade, segundo a CNN, 80% das vagas de emprego de todo o mundo não são divulgadas.

As empresas preferem que seus funcionários indiquem alguém que já conhecem. Daí a importância de conhecer muitas pessoas.

Esse vídeo ilustra bem como o networkingé essencial:


Relacionado
Por que há “poucas” vagas de emprego para biomédicos? Veja a resposta: biomedicinapadrao.com/vagas

Não posso deixar de falar dos concursos. É um caminho mais complicado, devido à concorrência e, às vezes, à escassez de vagas para biomédicos. Por isso, quem realmente quer passar tem que se dedicar aos estudos.

O lado positivo são os salários que geralmente, dependendo da área, ultrapassam os quatro mil reais, chegando a 13 mil reais, como é caso do cargo de perito criminal da Polícia Federal.

Muitas vezes não é necessário ter experiência para preencher uma vaga de um concurso, isso é uma vantagem para quem é recém-formado ou ainda nunca trabalhou na área.


Relacionado
Classificados Biomédicos– vagas de emprego, concursos, trainee, estágios para estudantes de biomedicina e biomédicos: classificadosbiomedicos.blogspot.com.br

Pós-graduação

O término do curso é apenas o começo, pois sabemos que atualmente só um diploma de graduação não é garantia de emprego e sucesso, visto que o acesso à universidade ficou bem mais fácil nas últimas décadas.

Até 20 anos atrás, possuir uma formação acadêmica era um diferencial e sinônimo de emprego garantido. Hoje em dia, possuir um diploma é obrigatório e o diferencial ficou por conta da pós-graduação.

Com o excesso de oferta de faculdades, ter um curso superior passou a ser considerado “fácil” e o mercado de trabalho está saturado de profissionais formados em uma mesma área.

Na biomedicina há uma gama de instituições, públicas e privadas, oferecendo cursos de pós-graduação. Você pode optar também pela área acadêmica/científica e fazer um mestrado, doutorado, etc.

Dica. Opte por cursos com bastante aulas práticas. A carga horária mínima exigida pelos conselhos é de 360 horas.


Relacionado
Conheça os tipos de pós-graduação: especialização, mestrado, doutorado, MBA: biomedicinapadrao.com/pósgraduação


Novidade nos últimos anos, a residência multiprofissionalé uma pós-graduação lato sensu para todas as profissões da área da saúde (exceto medicina), com o objetivo de ensinar na prática, e teoria também, uma área específica da profissão.

A carga horária é composta de 80% de atividades práticas e 20% de teóricas. O residente recebe uma bolsa no valor de R$ 2.976,26, cedida pelo Ministério da Saúde e da Educação.

Cada vez mais surgem vagas para biomédicos nos processos seletivos de hospitais universitários, sendo similares aos processos seletivos de concursos.


Relacionado
Entrevista sobre Residência Multiprofissional em Saúde com o biomédico Octávio Augusto: biomedicinapadrao.com/residência

Caso você não se veja sendo empregado de alguém, por que não começar seu próprio negócio? Seja um empreendedor!

O empreendedor é uma pessoa que dá início a uma organização, que identifica oportunidades, prepara-se e reúne os recursos necessários, para concretizar sua ideia. Ele insiste, persiste, persuade e busca alternativas para chegar aos seus objetivos e provar suas teorias.

Seja o biomédico que desenvolveu uma nova técnica de diagnóstico, que fundou o melhor laboratório da região, uma empresa inovadora. A biomedicina tem tantas áreas, basta você ter uma visão diferente.


Relacionado
Biomedicina e empreendedorismo - biomedicinapadrao.com/empreendedorismo

Por fim, não faça trabalho de biomédico com salário de técnico. Você estudou, batalhou e se empenhou por quatro anos (ou mais) para ter um salário melhor. Os empregadores devem saber que o Biomédico tem seu valor. Mas, essa valorização tem que partir de nós, impondo nossos direitos.

Não esqueça de registrar-se no conselho e sindicato da sua região. Sem o seu registro você não pode atuar como Biomédico no país. E só assim você poderá cobrar melhorias dos representantes desses órgãos, que têm importante papel na fiscalização e regulação dos profissionais Biomédicos.

Para ficar informado das novidades, não deixe de acessar o blog. Tento sempre trazer o que tem de mais atual e relevante na nossa área para vocês.

O dia-a-dia da rotina de um biomédico (em análises clínicas)

$
0
0

Por Murilo Camano

São 6h50. O despertador do celular toca, pressiono “soneca” e ganho mais 10 minutos na cama. Quando o alarme toca novamente já são 7h e não há escolha, tenho que levantar. Por sorte do destino, ou qualquer outro tipo de sorte, moro em uma cidade do interior e muito perto de meu trabalho. Não preciso acordar duas horas antes do início de meu expediente, pois da minha casa até o laboratório, levo menos de 10 minutos fazendo o trajeto inteiramente a pé.

Esqueci de me apresentar: meu nome é Murilo, tenho 25 anos, sou biomédico desde dezembro de 2010. Sou graduado pela Uniararas (Fundação Hermínio Hometto), tenho habilitações em microbiologia de água e alimentos, e como a maioria dos biomédicos, também sou habilitado em análises clínicas.

Meu horário de trabalho é das 7h30 às 12h e das 14h as 17h30. A “correria” em um laboratório de análises clínicas se dá pela manhã: o período de coleta é considerado o horário crítico, pelo menos pra mim, pois dura aproximadamente 1h30 minutos. Por ser um laboratório de cidade de interior o movimento é pequeno, girando em torno de 25-40 pacientes/dia.

Hoje foi um dia corrido. Tivemos 32 pacientes, porém, nenhuma anormalidade após a coleta e preparações dos materiais para posterior análise. Todo o sangue que será utilizado na bioquímica é coletado em um tubo específico que é colocado no banho-maria para retração do sangue e obtenção do soro. Já o sangue que vai ser utilizado para realização do hemograma é coletado em outro tubo com anticoagulante e vai diretamente para o homogeneizador para evitar hemólise.

O primeiro material a ser preparado e analisado é a urina. O exame de urina tipo I deve ser realizado em até 2 horas, pois há bactérias presentes na urina que podem metabolizar glicose ou cetonas alterando a composição podendo culminar em um resultado errôneo.

O preparo da urina é simples: passa-se a tira de análises, interpretam-se os resultados, e realiza-se a centrifugação. Em seguida, despreza-se quase toda urina e o que sobrar é encaminhado à análise microscópica.

Tendo feita a preparação da urina é hora de dar atenção aos tubos de sangue coletados para realizar o hemograma. No laboratório onde trabalho, utilizamos o aparelho Coulter T890 que é um bom aparelho, porém, um pouco defasado. Após “passarmos” o sangue no aparelho é necessário que se core as lâminas para a parte final do hemograma ser realizada a nível microscópico.

Após todo o trabalho citado as atenções são voltadas aos tubos que contêm o sangue que será utilizado para as análises bioquímicas. Os tubos estão em banho-maria para retraírem, e após retração obtém-se o soro. O soro é separado do coágulo e vai para a centrífuga para obtenção do soro “limpo” que será utilizado nos exames.

Posteriormente é necessário separar os pacientes que têm exames que são feitos no aparelho de bioquímica, dos exames de hormônios, que na maioria dos laboratórios, são enviados para laboratório de apoio, dos demais exames que são feitos através de testes rápidos, como HIV, VDRL e hepatites.

Como citado anteriormente, tivemos 32 pacientes e os exames do dia foram: Glicose, colesterol total, colesterol HDL, colesterol LDL, colesterol VLDL, triglicérides, ácido úrico, TGO, TGP, cálcio, creatinina, gama GT, Sódio, Potássio, HIV, VDRL, Sistema ABO (tipagem sanguínea), Betatest (Gravidez), PSA, TSH, T3 e T4.

Ainda no período da manhã realizo os exames normais sempre presentes em rotinas simples como HIV, VDRL e Betatest. Os exames de HIV e VDRL tem seus resultados como negativos, porém o Betatest diz que a mulher foi contemplada e um bebê está a caminho. Separo o soro dos exames hormonais (PSA, TSH, T3 e T4) para envio ao laboratório de apoio e, para finalizar o período da manhã, faço a contagem de todos os exames que irão ao aparelho de bioquímica para saber a quantidade de reagente a ser utilizada. Olho no relógio, já são 12h, e vou almoçar.

Quando retorno do almoço já sei a quantidade necessária de reagente a ser utilizada, porém antes de começar as análises, é preciso passar um controle no aparelho. Os resultados batem com os valores de referência, programo o aparelho para a rotina do dia; temos um cobas mira, operando com reagentes labtest, rapidez e certeza de bons resultados. Para dar conta de toda a rotina o aparelho vai levar aproximadamente 90 minutos.

O exame de tipagem ficou pra trás. Pego o tubo de sangue do paciente (o mesmo que se utiliza para fazer hemograma), coloco no homogeneizador, e realizo a metodologia. Para minha alegria (e de todos os biomédicos que realizam esse tipo de exame) o resultado é o sangue do tipo A e o fator positivo. Em caso de fator negativo é necessário realizar mais passos do exame para confirmação do fator.

Enquanto isso o Cobas segue a todo vapor realizando suas análises bioquímicas. Hoje com a rotina pequena, o número de repetições para confirmação de resultados também foi pequeno.

Além de exercer a função de biomédico, sou também coordenador da qualidade e gerente laboratorial. Faço as anotações de controle para o PNCQ (Programa Nacional de Controle de Qualidade) e do sistema interno de qualidade ISO 9001, um trabalho burocrático e nada animador.

Quando termina a rotina, o Cobas apita. Confirmo os resultados, retiro suas bandejas, dou o ”start” no aparelho para ele se auto-lavar e se desproteinizar, lavo suas bandejas com água deionizada, o que significa que, é uma água sem íons, sem cloro e com grau elevado de pureza para não “contaminar” o aparelho e suas peças removíveis.

Ao término disso tudo, conduzo os rascunhos dos exames à área de digitação e posterior conferência e liberação dos resultados aos pacientes. O relógio marca 17h30 e sou envolvido por uma sensação de dever cumprido. Tenho absoluta certeza que fiz o melhor que pude para meus pacientes do dia, e é hora de tirar o jaleco, ir embora e ter uma vida normal, pelo menos por algumas horas, por que amanhã tem mais.

Murilo Camano MurrTexto de Murilo Camano, biomédico, de São Paulo, habilitado em análises clínicas e microbiologia de água e alimentos.

Viewing all 795 articles
Browse latest View live